Make your own free website on Tripod.com

Ervin Curt Teichmann

De nacionalidade Alemã, nascido a 27 de julho de 1906, na cidade de KIEL, no norte da Alemanha, veio para o Brasil em 1914, acompanhado de seus pais, Joseph e Anna Teichmann.

Os pais fixaram residência inicialmente em Blumenau, onde cursou o primário.

Em 1918 decidiram morar na localidade de Albertina, no interior de Rio do Sul, onde adquiriram uma gleba de mata virgem e se dedicaram a desbravar a terra. Aí aprendeu o incansável e duro trabalho do homem do campo, a luta pela sobrevivência, na qualidade de pioneiro.

Ervin C. Teichmann

Em 11 de março de 1933, casou-se com Hertha Weiss. Com a responsabilidade da rescém constituída família sentiu necessidade de obter uma fonte de renda fixa, preparando-se com afinco para prestar exames de professor primário provisionado, tendo conseguido na época o primeiro lugar entre os colegas, podendo dessa forma, permanecer na localidade onde morava.

Em momento algum porém, afastou-se dos trabalhos com esculturas e de sua dedicação à arte.

Conseguiu mais tarde remoção para a escola de Testo Central, atual E.B.M. Olavo Bilac, onde na época se lecionava somente alemão, começando ele o ensino em português, obtendo o reconhecimento dos moradores da localidade.

Em 1939 foi sancionada uma lei em que estrangeiros não podiam lecionar no primário, sendo em consequência, exonerado de suas profissões como professor.

A partir dessa época passou a se dedicar exclusivamente ao desenho e a escultura propriamente dita.

Em sua vida fez inúmeras exposições, inclusive com a intenção de aprimorar ou de descansar de sua habitual produção artística, dedicou-se também a pinturas a óleo (telas), aquarelas, modelagem em barro e porcelana mas retornando sempre a sua paixão maior, o trabalho em madeira.